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nov 12
Black Friday – Como aproveitar essa data para vender mais

Black Friday – Como aproveitar essa data para vender mais

  • 12/11/2018
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  • Datas Sazonais, Dicas de Vendas

No Brasil, a Black Friday começou a acontecer oficialmente em 2010  e desde lá vem ganhando popularidade entre consumidores e lojistas. A data tem se fortalecido no calendário do varejo, e é uma excelente oportunidade para empresários que querem vender mais.

Se você está começando a se preparar para a Black Friday, e quer saber mais sobre como criar boas oportunidades de vendas durante o período, continue com a gente. Neste post vamos compartilhar as melhores dicas para vocês.

O que é Black Friday?

O termo “Black Friday” foi criado pelo varejo norte-americano, e é uma das maiores datas para vendas nos Estados Unidos, sendo sempre vivido na última sexta-feira de novembro. A maior característica da Black Friday são os descontos agressivos em itens de qualidade.

Quando começar a Black Friday em minha loja?

Antes de mais nada, vale ressaltar que o planejamento sobre as ações oferecidas por sua loja durante a Black Friday já podem começar. Deixar tudo para a última hora vai ser estressante e aumentar as chances de que você não ofereça promoções de forma eficiente e deixe a desejar em itens como sites, produtos, serviços, loja e etc.

Se você tem planos para contratar pessoas durante o período, ou para fazer treinamentos específicos com os funcionários para capacitá-los para a Black Friday, antecipe-se. Veja também se você já precisa criar novas seções para o seu site/loja, ou elaborar peças de divulgação.

Lembre-se que você receberá um número maior de clientes do que o habitual, e por isso, o planejamento antecipado o ajudará a aproveitar mais a temporada, sem ter que criar estratégias de última hora.

E o período de promoções pode ser iniciado na data mais adequada para você. Algumas lojas fazem o mês de novembro inteiro de promoções, outras capricham e divulgam ofertas que duram uma semana. Existem ainda aquelas que só fazem as ações na sexta-feira de black friday.

De qualquer forma, é importante lembrar que não importa a durabilidade da sua ação, os clientes intensificam as procuras por promoções na própria sexta-feira. Então, suas maiores ofertas precisam estar nesta data.

5 dicas para preparar a Black Friday na sua loja

1 – Seja verdadeiro, tenha promoções reais!

Infelizmente, muitos lojistas tentam ludibriar o consumidor, aumentando os preços no período que se antecede a Black Friday, e reduzindo o preço na data com falsos descontos. A prática já foi apelidada de “Black Fraude” e vem sendo fiscalizada por sites como o https://blackfriday.com.br/.

Por isso, a sua loja precisa ser real em suas promoções, especialmente porque o consumidor é sempre atraído pelo melhor preço e tem a internet para divulgar promoções mentirosas.

Caso você não possa oferecer um desconto agressivo, ofereça um brinde, uma condição especial ou um serviço diferenciado. Mas se for possível, selecione seus principais produtos (até lançamentos) e ofereça desconto reais e atrativos. As margens de lucro reduzidas serão compensadas pelo reconhecimento da marca adquirido – e, claro, pelo volume de vendas.

Você também pode compensar a margem reduzida diminuindo os custos operacionais e optando por sistemas simplificados que exigem menos esforço manual e que dependem mais de automação.

2 – Faça um levantamento do seu estoque

Como você deve imaginar, a Black Friday é um período bastante expressivo em vendas e por isso, é importante preparar o seu estoque para receber um número maior de consumidores dispostos a gastar.

Quando você não se prepara, corre o risco de sofrer quebra de estoque em um período movimentado, e ainda deixar seus visitantes frustrados por não conseguirem realizar uma determinada compra.

Por isso, faça um levantamento do seu estoque e aproveite para analisar quais são os produtos que você pode promocionar para essa data, analise as quantidades, valores  e deixe-os separados e preparados para as vendas durante o período da Black Friday.

3 – Aproveite as ações dos seus fornecedores

Melhor do que promocionar os produtos do seu estoque, é poder comprar dos seus fornecedores produtos com preço de Black Friday e assim promovê-los em sua loja sem perder nenhuma margem de lucro, não é mesmo?

A Black Friday além de ser um ótimo período de vendas, também é uma excelente oportunidade para você conseguir abastecer seu estoque comprando dos seus fornecedores que aderiram a campanha e promocionaram bons produtos.

Por exemplo, aqui na Luciin, estamos com campanha da Black Friday em nosso site com promoções imperdíveis até o dia 30/11/2018 ou enquanto durarem os estoques. Assim você pode comprar itens com desconto e pode oferecer ofertas aos seus clientes sem perder em margem.

4 – Capriche na divulgação – Avise seus clientes com antecedência da sua Black Friday

De nada adianta fazer uma campanha com promoções incríveis, se os seus clientes não ficam sabendo de nada.

Por isso, use suas redes sociais, o e-mail, e até o Whatsapp para alertar seus consumidores sobre o que você preparou para a data. E se você tem uma loja física, talvez seja também interessante a divulgação por meio de folhetos.

Aproveite para ler: 10 Dicas para promover sua loja no Instagram

5 – Prepare sua loja para este dia

Não há nada pior do que uma loja desorganizada em qualquer data de venda do ano, imagine na Black friday. A sua loja estará movimentada, e os seus clientes estarão circulando em busca das ofertas anunciadas por você, e, obviamente, eles não querem perder tempo. Eles querem encontrar tudo rapidamente.

Quando você coloca seus itens de venda em lugares difíceis de serem encontrados e de uma forma desorganizada, você só cria caos e frustração entre o seu público.

Em uma loja desorganizada, o consumidor leva mais tempo para buscar o item que deseja, e pode ficar mais ansioso e até agressivo por conta do “tempo perdido”.

Por isso, desde já separe um tempo para organizar sua loja. Use tótens ou outros sinais gráficos para identificar as áreas que possuem ofertas e garanta que todos os funcionários saberão auxiliar o consumidor que circula por sua loja. E não esqueça de cuidar da sua vitrine!

# Dicas extras 

  • 10 Dicas para promover sua loja no Instagram
  • WhatsApp Business – Um canal de vendas para sua loja!
  • Os benefícios de ter sua loja cadastrada no Google meu negócio
  • [eBook] Como vender mais em uma loja de lustres e iluminação
  • 10 Ações para qualificar e motivar um vendedor

E você, está pronto para aproveitar a Black Friday para vender mais? 

 

https://materiais.luciin.com.br/como-vender-mais-em-uma-loja-de-lustres-e-iluminacao

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