A quarentena provocada pela COVID-19 pegou todo mundo de surpresa, e, em meio a tantas mudanças rápidas, donos de lojas precisam criar estratégias poderosas para minimizar o impacto dos próximos meses.
Sabemos que em algumas regiões temos lojas abertas, mas o movimento pode ainda não ser o mesmo, então as dicas que colocamos aqui vale para todos neste momento.
Neste cenário, a internet vem sendo aliada de empresários, e representa uma forma de continuar organizando a sua empresa para retomar com tudo depois da pandemia. Independentemente do segmento da sua empresa, você pode começar a se planejar agora para conseguir se manter firme lá na frente.
1 – Planeje anúncios nas redes sociais para sua loja
Os anúncios nas Redes Sociais ajudam a sua loja a se promover de forma assertiva e direcionada ao público alvo. Através das segmentações de anúncios das diferentes plataformas, você consegue facilmente definir o valor que quer investir e entender quem serão as pessoas alcançadas.
O mais legal da publicidade online é a possibilidade de medir claramente o retorno de investimento, permitindo a otimização dos recursos, para que você possa investir onde você tem mais resultado.
Já explicamos aqui no blog como anunciar sua loja física no Instagram e Facebook e como isso pode impactar suas vendas. Você pode seguir nosso passo a passo e deixar o planejamento do seus anúncios organizados desde agora.
2 – Cadastre seus produtos em Marketplaces e venda online sem ter loja virtual
Para quem não sabe, o marketplace é uma plataforma mediada e administrada por uma empresa em que fornecedores e lojistas podem se inscrever para vender seus produtos. Em outras palavras, o marketplace conecta oferta e demanda de produtos e serviços, funcionando como uma espécie de shopping virtual, onde lojistas de diversos pontos vendem seus produtos através de um único endereço. A principal vantagem para lojistas é que é possível cadastrar seus produtos e fazer parte de uma loja online, sem necessariamente entender de e-commerces e integrações.
Por exemplo: Você pode ter seus produtos vendendo na Americanas, sem ter uma loja virtual.
3 – Crie um programa de parceria com arquitetos, designer de interiores e engenheiros
Ter bons parceiros agora pode render bons frutos no futuro. O programa de parcerias com arquitetos e designers de interiores traz vantagens, isso porque, você pode ter em mãos uma relação comercial que trará a recorrência de novos clientes, já que a carteira de contatos dos profissionais passará a ver você como um fornecedor em potencial. Nós temos um Guia Completo de como criar um programa de parceria com arquitetos em sua loja. Vale a leitura!
4 – Análise as ações econômicas do governo e coloque as em prática
Durante a quarentena, muitas foram as decisões do governo sobre como incentivar a economia, apesar do período de comercio fechado. Mantenha-se atualizado nas medidas mais recentes e coloque em prática na sua loja.
5 – Acompanhe as tendências de iluminação decorativa
Nada melhor do que ficar por dentro das tendências de iluminação para 2020 para saber o que escolher e ofertar para o seu cliente. Quando você sabe o que vai estar em alta, consegue construir um mix de produtos assertivos e de alto giro em sua loja. Confira 4 Tendências de Iluminação Decorativa para você acompanhar.
E se você quiser ficar por dentro de tudo sobre iluminação decorativa, baixe gratuitamente nossa Revista Luciin Magazine Ed.01.

6 – Análise e acompanhe as métricas da sua loja, crie metas com elas
As métricas corretas vão ajudar você a entender o que dá ou não certo em sua loja, e o que você pode fazer para otimizar gargalos em seu ciclo de vendas. Quando você analisa e acompanha as métricas da sua loja, você consegue entender exatamente o que pode ser melhorado para que você colha mais resultados.
Leia também: [Guia Prático] 9 Métricas fundamentais para lojista de iluminação
7 – Aproveite as oportunidades do digital
A quarentena fez muitos lojistas terem que se adaptar. Ao mesmo tempo, foi possível perceber que empresas bem posicionadas no digital saíram na frente. Se você ainda não entendeu a importância de investir em Marketing Digital, você provavelmente está perdendo vendas. Veja como aumentar as vendas de artigos de decoração em sua loja com ajuda também do Marketing Digital.
8 – Cadastre sua loja no google meu negócio
Não cansamos de falar da importância de um cadastro atualizado no Google Meu Negócio. Ele é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google que permite que você gerencie como e com quais informações a sua loja aparece na Busca do Google e no Google Maps. Como você consegue atualizar informações facilmente, você pode alterar o horário de funcionamento durante a quarentena, mantendo seus clientes cientes de tudo que acontece em seu negócio.
9 – Crie um planejamento de email marketing
O e-mail representa uma forma de se manter em contato com o seu cliente ainda que não seja de maneira próxima. Você pode enviar comunicados, newsletter, conteúdos novos, lançamentos, e uma série de informações para que o seu consumidor mantenha a sua empresa na mente, e como uma opção de compra no futuro.
Aproveite os cadastros dos seus clientes e comece essa ação o quanto antes!
10 – Monte estratégias para suas redes sociais
Não tem como ignorar as redes sociais e o potencial delas para o seu negócio, especialmente neste período de quarentena, onde elas são praticamente uma das formas mais efetivas de contato com o público. Você pode utilizá-las para divulgação ou vendas, para encontrar clientes e ser encontrado por eles, e para se aproximar do público, posicionando a sua marca na mente do consumidor.
11 – Use o WhatsApp como uma canal de venda e relacionamento
O WhatsApp, em particular, o Business, é um excelente canal de venda para o seu negócio. Gratuito, ele permite uma relação mais direta com o seu público. Através dele você pode enviar imagens, PDFs, áudios e vídeos para os seus contatos, divulgando todo o conteúdo da sua loja. O melhor é que com o recurso de transmissão, você poderá enviar uma mesma mensagem para o maior número possível de pessoas de uma só vez.
Aproveite para ler: WhatsApp Business – Um canal de vendas para sua loja!
12 – Treine e qualifique o seu time
Através de ferramentas como o Zoom e o Hangouts da Google, você pode reunir seu time remotamente e fazer treinamentos de venda e motivacionais entre o seu time, para que você possa manter a mesma sinergia quando voltar à normalidade.
Leia também: Ações para qualificar e motivar um vendedor/
Agora é com você!
Viu só quanta coisa você pode colocar em prática hoje mesmo para se preparar para a retomada após a pandemia?