Você se considera melhor do que os seus competidores do mesmo segmento? Se sim, você tem provas para confirmar essa suspeita?
Porque muitos donos de lojas iluminação e materiais elétricos se consideram os “melhores do segmento”, mas pouco sabem sobre os concorrentes – e acredite, são muitas as vantagens em conhecer melhor a sua concorrência.
Conhecer bem a sua concorrência ajuda você a:
- Entender especificamente quais são suas vantagens competitivas;
- Aprender sobre suas próprias fraquezas, e criar estratégias para solucionar problemas;
- Saber das especificidades do mercado e de tendências do setor;
- Concentrar seus esforços de Marketing no seu diferencial competitivo, o que deve aumentar o retorno do investimento e o rendimento de vendas;
- Projetar seu plano de comunicações para maximizar suas vantagens;
- Ter uma visão realista sobre o quão longe você pode chegar em termos de mercado e rendimento;
Vale lembrar que todo mundo enfrenta outros competidores, mesmo que você seja a única loja iluminação e materiais elétricos da sua cidade. A sua concorrência pode estar em lojas de presentes, home center e até lojas de decoração, e não podemos esquecer da internet, que pode estar “conquistando seus” seus clientes, as vezes por pequenas falhas no seu processo ou falta de produtos.
Além disso, a concorrência não é apenas um outro negócio que vende o mesmo produto que você. A competição para a sua loja pode estar em uma loja de outro segmento que oferece um produto ou serviço similar, ou mais inovador, ou de alguma tendência que você também poderia estar vendendo. É preciso estar atento.
O que você precisa saber sobre a sua concorrência?
- Quais produtos ou serviços que fornecem e como os comercializam aos clientes;
- Os preços que eles cobram;
- Como eles distribuem e entregam;
- Que métodos eles empregam para aumentar a fidelidade do cliente;
- Seus valores de marca e branding;
- Se eles inovam – métodos de negócios, bem como produtos;
- Seus números de colaboradores, e quais qualificações;
- Como eles usam a Tecnologia e as ferramentas digitais;
- Quem é dono do negócio e como é a sua visão como empreendedor;
- Qual é o perfil do público que compra com eles;
- Quem são seus fornecedores;
A partir dessas analises você vai conseguir identificar melhorias para sua loja, além de oportunidades para inovar e ganhar cada vez mais mercado.
E você já analisou sua concorrência alguma vez? E o que conseguiu tirar de lição dessa ação? Conte para nós!
