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maio 10
Analise a concorrência e identifique as oportunidades para inovar em sua loja

Como analisar sua a concorrência pode fazer você identificar oportunidades para inovar em sua loja

  • 10/05/2019
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  • Dicas de Vendas, Gestão de Loja

Você se considera melhor do que os seus competidores do mesmo segmento? Se sim, você tem provas para confirmar essa suspeita?

Porque muitos donos de lojas iluminação e materiais elétricos se consideram os “melhores do segmento”, mas pouco sabem sobre os concorrentes – e acredite, são muitas as vantagens em conhecer melhor a sua concorrência.

Conhecer bem a sua concorrência ajuda você a:

  • Entender especificamente quais são suas vantagens competitivas;
  • Aprender sobre suas próprias fraquezas, e criar estratégias para solucionar problemas;
  • Saber das especificidades do mercado e de tendências do setor;
  • Concentrar seus esforços de Marketing no seu diferencial competitivo, o que deve aumentar o retorno do investimento e o rendimento de vendas;
  • Projetar seu plano de comunicações para maximizar suas vantagens;
  • Ter uma visão realista sobre o quão longe você pode chegar em termos de mercado e rendimento;

Vale lembrar que todo mundo enfrenta outros competidores, mesmo que você seja a única loja iluminação e materiais elétricos da sua cidade. A sua concorrência pode estar em lojas de presentes, home center e até lojas de decoração, e não podemos esquecer da internet, que pode estar “conquistando seus” seus clientes, as vezes por pequenas falhas no seu processo ou falta de produtos.

Além disso, a concorrência não é apenas um outro negócio que vende o mesmo produto que você. A competição para a sua loja pode estar em uma loja de outro segmento que oferece um produto ou serviço similar, ou mais inovador, ou de alguma tendência que você também poderia estar vendendo. É preciso estar atento.

O que você precisa saber sobre a sua concorrência?

  • Quais produtos ou serviços que fornecem e como os comercializam aos clientes;
  • Os preços que eles cobram;
  • Como eles distribuem e entregam;
  • Que métodos eles empregam para aumentar a fidelidade do cliente;
  • Seus valores de marca e branding;
  • Se eles inovam – métodos de negócios, bem como produtos;
  • Seus números de colaboradores, e quais qualificações;
  • Como eles usam a Tecnologia e as ferramentas digitais;
  • Quem é dono do negócio e como é a sua visão como empreendedor;
  • Qual é o perfil do público que compra com eles;
  • Quem são seus fornecedores;

A partir dessas analises você vai conseguir identificar melhorias para sua loja, além de oportunidades para inovar e ganhar cada vez mais mercado.

E você já analisou sua concorrência alguma vez? E o que conseguiu tirar de lição dessa ação? Conte para nós!

como se preparar para as datas sazonais e vender mais na sua loja

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