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abr 29
como anunciar sua loja fisica no facebook e instagram

Os passos fundamentais para anunciar sua loja física no Instagram e Facebook e como isso pode impactar suas vendas

  • 29/04/2019
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  • Marketing Digital

Os anúncios nas redes sociais podem trazer uma série de benefícios para as lojas físicas, uma vez que eles aumentam a exposição das empresas entre o público. Aliás, por mais que uma marca já esteja presente organicamente nas redes sociais, os perfis por si só não trazem a mesma visibilidade que um anúncio pode trazer às lojas. Isso porque na publicidade online, você pode estipular exatamente o número de pessoas que você quer atingir em determinada campanha, sem depender do desempenho orgânico de uma página (que muitas vezes é infinitamente menor do que o alcance pago).

Outra boa vantagem é que você pode medir o retorno do investimento, mesmo em campanhas para lojas físicas. Ao anunciar em redes sociais, é possível calcular o número de usuários atingidos em cada campanha, e comparar com a quantidade de pessoas que efetivamente converteram e se tornaram clientes de um estabelecimento.

Anunciando nas redes sociais: dicas para o Facebook e Instagram

Cada rede social tem sua própria característica, e por isso, vamos destacar as particularidades de cada rede:

O que é Instagram Ads?

É bem provável que, ao navegar no feed da sua conta no Instagram, você já tenha visto algum post com a marcação de “sponsored” ou “patrocinado”. Esse tipo de postagem é o que qualifica um “Instagram Ads”, que nada mais é do que uma publicação que recebeu investimento monetário para aparecer na timeline de mais pessoas.

Atualmente existem 5 tipos de anúncio para o Instagram, focados em objetivos diferentes. Você pode, por exemplo, criar anúncios para gerar tráfego para um site, gerar mais leads, aumentar o reconhecimento da sua marca, entre outros.

O que é Facebook Ads?

O Facebook Ads, por sua vez, compreende todos os anúncios veiculados dentro da própria plataforma. Atualmente, a ferramenta disponibiliza 10 tipos de anúncios, que também permitem a criação de campanhas com os mais diferentes tipos de objetivos. Assim como no Instagram, o Facebook Ads representa uma série de vantagens para donos de lojas físicas.

As maiores vantagens do anúncio nas duas plataformas (Facebook e Instagram) são:

  • Alta capacidade Influência: Muitos consumidores têm hábitos de consumo bastante influenciados pelas publicações das duas redes;
  • Segmentação: Quando os anúncios são criados pelo Gerenciador de Anúncio do Facebook, é possível criar publicações que aparecerão para um público alvo bastante definido. Você pode, por exemplo, criar anúncios que aparecerão apenas para pessoas que circulam próximas a sua loja física.
  • Audiência: Segundo dados do Instagram, cerca de 200 milhões de perfis pessoais visitam contas de negócios diariamente. Isso mostra que a rede conta com um público ativo, que consome o que é compartilhado pelas marcas. A Audiência do Facebook é ainda maior, uma vez que a rede é a preferida dos brasileiros.
  • Interesse nos primeiros estágios de compra: Outra grande vantagem dos anúncios no Facebook e Instagram é o poder de atrair os potenciais clientes ainda no estágio inicial de compra. Os anúncios feitos para o público que desconhece a loja despertam a curiosidade no usuário, fazendo com que este venha a curtir uma página, e quem sabe, se tornar cliente no futuro.

Como criar anúncios:

A melhor forma de criar anúncios nas duas redes sociais é por meio do Gerenciador de Anúncios. Depois de criar sua conta de anúncios, é preciso clicar em “Criar campanha” para começar a anunciar.

1° Passo: Escolha seu objetivo

Os anúncios no Facebook e Instagram começam pelo mesmo passo: o objetivo da campanha, que pode ser de reconhecimento, consideração e conversão.

No reconhecimento, as campanhas são voltadas para o posicionamento da sua loja no mercado. A ideia aqui é a de aumentar o número de visualização e de clientes em potencial impactados pelos anúncios.

Já nos anúncios de consideração, o público provavelmente já ouviu falar da sua marca, então, os criativos devem ser para que o usuário considere a sua loja como uma boa solução para o problema dele.

Finalmente os anúncios de conversão são os voltados para a venda em si (ou alguma outra ação que represente uma conversão de meta).

2° Passo: Defina seu público e orçamento

O segundo passo é definir os lugares em que o anúncio vai aparecer, além de “pra quem” e “por quanto”. É importante, neste momento, ter em mente uma imagem clara de público-alvo que sua loja deseja atingir com seus anúncios e quanto ela deseja gastar. Conhecer seu cliente é essencial para fazer um bom anúncio e obter melhores resultados.

As segmentações nesta etapa são bastante vastas: desde localização, idade, interesses, gênero, idioma, nível de escolaridade, status de relacionamento, visão política, entre outros.

A partir daí, algumas particularidades são pontuais para cada rede:

Características peculiares do Instagram

No Instagram, os anúncios no feed podem ser nos formatos de:

  • Foto (até 6 anúncios com uma imagem em cada um). O formato delas pode ser quadrada ou retangular, e o tamanho da imagem pode ser de no máximo 10MB;
  • vídeo ou GIF. Os vídeos podem ter entre 5 e 60 segundos, e devem estar no formato MP4 e com tamanho máximo de 30MB.
  • slideshow (anúncios com música que passam imagens e/ou vídeos em loop); e
  • carrossel (é possível inserir até 10 imagens agrupadas).

Nos stories, os tipos de anúncios são mais restritos:

  • imagem única;
  • vídeo único.

Características peculiares do Facebook

No Facebook, três locais são os mais conhecidos para expor seu anúncio: o feed de notícias desktop, o feed de notícias das plataformas mobile e a coluna da direita da página. A plataforma também oferece a opção de exibir anúncios em In-Stream Videos, Marketplaces, entre outros. Cada local tem suas recomendações próprias para tipos de arquivos e formatos. Como são muitas, você pode verificar todas neste guia da própria plataforma.

Dicas Finais para anúncios no Facebook e Instagram

  • Cuidado ao escolher seu objetivo: ele deve atender as demandas da sua loja;
  • Faça testes com pouco investimento antes de iniciar uma campanha grande para que você possa investir pesado no anúncio que você sabe que traz mais resultados;
  • Não faça apenas anúncios para quem não conhece sua loja. Crie anúncios voltados para o seu público ativo também, para que eles interajam com sua marca, e estabeleçam um relacionamento duradouro.
  • Fique de olho no resultado! Não adianta fazer anúncios e não acompanhar o desempenho das suas campanhas.

Finalmente, lembre-se: anúncios só trarão resultados se você traçar objetivos claros, e acompanhar de perto cada novo resultado. Assim, você otimiza a publicidade para que a sua loja física atinja cada meta.

Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários!

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