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jun 18
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Como aumentar as vendas de artigos de decoração em sua loja

  • 18/06/2019
  • No Comments
  • Dicas de Vendas, loja de decoração

Está procurando estratégias de como aumentar as vendas dos artigos de decoração da sua loja? Você há de concordar que nos últimos anos, varejistas em todos os segmentos passaram a se preocupar ainda mais com as estratégias de vendas. Isso acontece porque comportamento do consumidor mudou, e com a chegada da internet, a concorrência está cada vez mais acirrada.

Como não poderia ser diferente, a disputa por clientes no setor de decoração também tem sido forte! Agora, os lojistas precisam de técnicas ainda mais avançadas, e estratégias mais definidas na hora de converter potenciais clientes em consumidores fiéis.

9 dicas para você vender mais os itens de decoração da sua loja

Para aumentar as vendas, agora, é preciso ter muito mais que profissionais qualificados. Da fachada à apresentação dos funcionários, tudo deve ser levado em consideração na hora de fechar uma venda. E se o lojista descuidar, quaisquer fatores podem representar empecilhos para um novo cliente.

Para ajudar você a vender mais artigos de decoração em sua loja, separamos dicas assertivas e descomplicadas. Confira até o final e coloque em prática hoje mesmo!

Monte um planejamento e siga ele até o final

Um bom planejamento descreve os objetivos da sua loja, além das ações que serão realizadas e os possíveis cenários a serem enfrentados. É no planejamento que você entende os desafios que precisa enfrentar, e os recursos que você tem disponíveis para isto.

Para planejar seus próximos passos, é importante

  • Fazer um balanço do que já passou;
  • Estudar o mercado;
  • Projetar cenários (positivos e negativos);
  • Traçar metas e objetivos;
  • Criar um calendário de ações promocionais;
  • Pensar nas logísticas operacionais;
  • Listar a estrutura e a equipe;
  • Organizar o orçamento anual; e
  • Definir prazos para avaliação do planejamento.

Crie ambientações internas na loja

Você já esteve em alguma loja e se encantou com o ambiente aconchegante criado por lá? Talvez uma essência especial no ar, uma trilha sonora harmônica, e uma ambientação agradável, tão interessante, que você pensou até em não sair “nunca mais de lá”.

É essa a sensação que você precisa gerar em seus clientes. Invista no ambiente para que seu cliente se sinta em casa! Organize os itens para que sejam facilmente acessados e dispostos de maneira que o consumidor não se sinta perdido, e tenha a liberdade para “sonhar” com os seus produtos.

Não se esqueça da sua vitrine

Independente do tamanho, formato ou público da loja, para que a sua vitrine venda mais, é preciso analisar 3 pilares:

  • Estrutura: Se ela é alta, ou baixa, se possui grelha ou outro elemento que possibilita pendurar itens pesados, se há gesso, se há iluminação…
  • Exposição de Produto: Como é feito o posicionamento dos mobiles e dos ambientes de apoio (acessórios decorativos) no espaço que vai ser trabalhado.
  • Comunicação: A informação que você quer passar. Há uma promoção? Você está vivendo alguma data sazonal? Há novidades na área?

A partir destas informações, você pode experimentar na sua vitrine, montando cenários que chamem a atenção do público para os seus produtos e funcionem como um convite. Lembre-se de realizar trocas frequentes dos itens da vitrine, já que, na maioria das vezes, as pessoas que passam em sua loja são as mesmas.

Amplie seus canais de vendas

Não há como falar sobre o aumento de vendas, sem citar as estratégias de marketing digital para isso. Com a popularização do acesso à internet, as redes sociais e os e-commerces se tornaram ferramentas excelentes para quem deseja vender mais.

É que na internet, você está presente onde seus clientes estão, entregando o que eles desejam e no momento em que eles desejam comprar. Desenvolver uma boa presença digital vai fortalecer a sua marca e possibilitar novas vendas para a sua loja de artigos de decoração.

Por isso, amplie seus canais de vendas com a criação de lojas virtuais e de perfis nas redes sociais mais interessantes para o seu público alvo.

Aproveite para conferir também essas dicas:

  • Loja Virtual – Os primeiros passos para começar a criar a sua
  • 10 Dicas para promover sua loja no Instagram
  • WhatsApp Business – Um canal de vendas para sua loja!
  • Os benefícios de ter sua loja cadastrada no Google meu negócio

Aumente a venda de peças por atendimento (PA)

Aumentar o PA poderia significar que você está fazendo mais com o mesmo número de clientes. Em outras palavras, a intenção é que um cliente que compraria apenas um item, saia da sua loja com dois, três, ou até mais.

Para atingir esse objetivo, você precisa investir em artigos de decoração que sejam campeões de vendas, de marcas conceituadas, que fomentem novas transações.

Ebook Como vender mais em uma loja de iluminação

Divulgue sua loja

Existem muitas formas de divulgar uma loja: você pode se utilizar de materiais impressos (panfletos, anúncios em jornais e revistas), da mídia televisiva (comerciais) e, da internet.

A maior vantagem da divulgação na internet é que ela é uma plataforma com um ROI mais elevado, se você considerar que o custo de investimento pode até ser zero.

Outra vantagem é que na internet, especialmente nas redes sociais, você encontra todo o tipo de pessoas. Aliás, é bem provável que o seu público alvo já esteja lá, interagindo (e comprando) com outras marcas. Com a estratégia certa, você também pode tomar proveito das redes sociais, gerando novos clientes e aproximando os que já conhecem sua loja.

Mas vale lembrar que não adianta apenas criar um perfil e deixar ali. Para ser uma marca lembrada, você precisa ser ativa e interagir com o seu público.

Se você decidir pela divulgação na internet, lembre-se de divulgar as ações da sua loja com chamadas cativantes e divertidas, que falem do seu posicionamento e aproximem o seu público.

Crie ações de vendas paras motivar seus vendedores (exemplos)

De nada adianta ter anúncios legais, preços competitivos e vitrines elaboradas se a sua equipe não está preparada (ou motivada) para a venda. Um time desanimado espanta todos os clientes que entrarem em seu estabelecimento.

Invista em treinamento para o seu time, para que eles saibam atender da melhor forma, e saibam transformar toda experiência de compra em algo prazeroso para o cliente.

Além disso, crie ações de vendas com recompensas que estimulem o senso competitivo dos vendedores. Por exemplo, você pode premiar os vendedores com o maior número de PAs, ou os com tícket mais alto.

Assim, você tem uma equipe feliz, disposta, bem informada e prestativa para transformar todas as oportunidades em vendas efetivas!

como contratar um vendedor para uma loja de iluminação

Realize ações de vendas

Depois de organizar todos os itens que já mencionamos, é hora de atrair os clientes com o que mais chama a atenção deles: as ações de vendas. E se você não sabe como começar, saiba que existem uma série de ações de vendas diferentes que você pode oferecer os seus clientes:

  • Promoções em combos selecionados;
  • Cupons bônus para a próxima compra;
  • Desconto solidário;
  • Compre dois, leve três;
  • Entre outros

Lembre-se apenas de garantir a rentabilidade da sua loja ao fazer cada promoção! Você precisa manter uma margem de lucro ao diminuir o preço dos seus produtos. Além disso, determine uma data de início e fim, defina um objetivo e defina os canais de divulgação.

Mensure os resultados

De nada adianta que você se esforce ao máximo para fazer com que as vendas de artigos de decoração em sua loja cresçam se você não se importa com a mensuração de resultados.

Como você vai saber o quanto cresceu ou quais estratégias trouxeram um maior retorno? Avaliar qual foi o desempenho vai ajudar você a entender qual foi o desempenho das suas estratégias.

E essas são as nossas dicas! Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

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