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abr 22
Como fazer um planejamento de Redes Sociais para uma loja de Iluminação

Como fazer um planejamento de Redes Sociais para uma loja de Iluminação

  • 22/04/2021
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  • Marketing Digital

A gente vive em uma era em que o consumidor está cada vez mais conectado. Ainda que o cliente faça uma aquisição em loja física, parte do funil de compra dele foi feito no meio digital, seja na pesquisa de preços, marcas, ou de soluções para o seu problemas. E por isso, estar na internet é cada vez mais importante, especialmente para lojistas do ramo de iluminação. 

Embora a maioria dos clientes tenha mudado o modo de fazer compras há bastante tempo, só agora muitos vendedores estão aceitando essa mudança e buscando entender estratégias de redes sociais para os seus negócios. Se esse é o seu caso, saiba que nunca é tarde para se render ao online, e que sua loja tem muito potencial ao usar as redes sociais para se conectar a clientes em potencial.

Como começar a planejar as redes sociais de uma loja no segmento de iluminação? 

Antes de mais nada, é importante notar que não basta criar perfis e sair publicando. Para aproveitar ao máximo seus esforços de marketing digital, você precisa ter uma estratégia clara e bem definida nas redes sociais. E o segredo do sucesso nas mídias sociais não está em um só ponto, é um conjunto de fatores: requer um compromisso de aprender, consistência, esforço, monitoramento e análise.

Conheça seu público

Uma das maiores vantagens do marketing digital é que ele é mais acessível do que o marketing tradicional, e pode também ser personalizado especificamente para a demografia do cliente. Isso significa que se você conhece bem a sua persona de compra, pode criar conteúdos altamente segmentados, que estarão facilmente acessíveis para seus clientes em potencial. 

Entenda a jornada de compra do seu cliente

Quando você conhece todos os passos que um cliente dá até chegar à sua loja de iluminação, você pode criar estratégias para alcançá-lo ainda quando ele está na fase de pesquisa.

Ignorar as mudanças na jornada do comprador é um erro que coloca sua empresa em risco. Quando você planeja o seu conteúdo pensando nas soluções que o seu público procura, você tem mais chances de ressoar positivamente, trazendo reconhecimento de marca, e conversão de novas vendas. 

Defina sua persona de conteúdo

Utilizar uma persona é uma das melhores maneiras de realizar ações bem-sucedidas.  A persona funciona como um avatar, um perfil que contém características detalhadas de um cliente ideal, com informações como idade, gênero, localização e renda. Assim, com esses dados, você consegue traçar melhor que tipo de conteúdo faz sentido para a sua audiência.

Escolha a rede sociais que mais combina com sua loja de iluminação

É importante ressaltar que nem todas as redes sociais serão adequadas para o seu negócio e para as metas e objetivos que definiu. O Instagram tem um nível de engajamento fortíssimo, e é uma das redes mais populares, por isso, costuma ser a primeira opção de qualquer lojista. Mas, uma rede forte no segmento de decoração é o pinterest, que faz sucesso por ser uma rede inspiracional e do futuro (geralmente as pessoas salvam o que ainda desejam comprar ou fazer). Quem sabe também não seja uma boa alternativa para a sua loja de iluminação? 

Entenda o propósito de cada uma das redes sociais, como elas funcionam e qual é o público de cada uma antes de começar a produzir conteúdo para o seu negócio.

Defina o tipo de conteúdo que você vai compartilhar

Com a persona definida, coloque-se no lugar do cliente, e se pergunte o que eles querem saber da sua empresa. A partir daí, defina editorias de conteúdo que fazem sentido com a sua loja de iluminação. Você pode falar dos produtos, mas dicas de decoração também podem combinar com a sua persona, por exemplo.

Aproveite para crie um calendário de publicações, com campanhas definidas, datas comemorativas relevantes, períodos de promoção e outros conteúdos que valham a pena ser compartilhados. Planeje-se e terá resultados.

Invista também em anúncios

Existem muitas ferramentas para alcançar clientes em potencial com uma eficiente estratégia atrelada à veiculação de anúncios, os Social Ads. Todas as redes mais populares, como Facebook e Twitter, possuem gerenciadores de anúncios muito simples e acessíveis, que permitem a criação de campanhas de uma maneira rápida e fácil.

Seja social

Embora exista sim a parte dos anúncios, você não pode esquecer o lado humano das suas ações nas redes sociais. Entenda como aproximar o seu público de uma maneira real e objetiva, se relacionando com ele antes e depois da venda. Crie um relacionamento com seus clientes. Não basta colocar seus posts nas redes e não interagir com quem segue você! Responda, curta os comentários e mantenha uma comunidade ativa em torno do seu negócio.

Monitore os resultados 

Teste e avalie a sua estratégia para entender se o conteúdo que você está produzindo tem bom retorno entre a audiência. Busque entender dados de envolvimento, como: número de cliques por postagem, alcance de posts, horário de publicação, conteúdo, número de visitas. Depois de avaliar os resultados, faça os ajustes necessários produzindo mais e melhor do que você percebe que a sua audiência gosta.

Agora é sua vez!

Se você não sabe por onde começar ou quer melhorar o que já tem, temos certeza que nossas dicas ajudarão você a fazer um planejamento bem bacana para as redes sociais da sua loja de iluminação.

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