A data comercial mais importante do ano está chegando, e neste post iremos te dar sugestões de como você pode ganhar muitas vendas com iluminação decorativa neste período.
Continue lendo para ficar por dentro de tudo!
Faça um levantamento de estoque
Antes de começar uma campanha de vendas, lançar descontos e promoções, é preciso se organizar. E o primeiro passo é fazer um levantamento de todo o seu estoque. Assim você saberá o que está faltando e precisa de reposição, e também produtos que estão parados e que podem ser usados em promoções.

Feito isso, poderá passar para as outras etapas.
Solicite fotos de qualidade aos seus fornecedores
A divulgação digital dos seus produtos precisa ser boa, e para isso, as fotos usadas devem ser de qualidade. Muitas vezes, o produto não é uma produção da sua própria loja, então lembre-se de solicitar fotos de qualidade para os seus fornecedores.
Assim, os anúncios e publicações que você fizer, ficarão muito melhores, o que impacta também no engajamento do seu público, já que uma imagem com qualidade irá chamar muito mais atenção.
Aqui na Luciin nós disponibilizamos as ambientações prontas de todos os nossos produtos, solicite o acesso para sua loja aqui.
Divulgue os produtos ambientados em suas redes sociais
E falando em divulgação digital, as redes sociais são uma ótima forma de divulgar o seu produto de forma acessível aos seus clientes. Mas não publique apenas a foto do produto com fundo branco, e sim uma ambientação. Com isso, a possibilidade de criar o desejo de consumo no seu cliente se torna muito maior.

É importante mostrar para o seu público como que este produto pode ser aplicado e como ele funciona na prática. As postagens nas redes sociais são um veículo muito bom para isso. As ambientações de produto agregam valor a ele e criam uma relação de desejo e necessidade com o cliente.
Sabemos que para algumas pessoas, usar as redes sociais para divulgar a sua loja de iluminação pode ser algo muito novo. Se você quer aprender um pouco mais sobre isso, te indicamos dois posts aqui do nosso blog:
- Para acessar as dicas de como usar o Facebook para divulgação, Clique AQUI
- Para acessar as dicas de como usar o Instagram para divulgação, Clique AQUI ou na imagem abaixo

Faça anúncios no Facebook e Instagram
Este período de vendas em datas como o natal são muito curtos, então é necessário agir de forma rápida e conseguir o maior alcance em pouco tempo. Os anúncios feitos para Facebook e Instagram são uma ótima solução para isso.
Com eles você poderá direcionar as suas ofertas, promoções e produtos para a quantidade de pessoas necessárias e também é possível fazer um direcionamento dessas publicações somente para pessoas que realmente se interessariam no seu produto.
Quer saber mais sobre como criar anúncios no Instagram e Facebook? Clique AQUI ou na imagem abaixo.
Treine seus vendedores para serem consultores de iluminação
No momento da compra, seja a distância ou presencialmente, é normal que o cliente tenha algumas dúvidas ou até mesmo vá até a sua loja sem saber exatamente o que quer. Por isso, é importante que você treine seus vendedores para serem os melhores consultores de iluminação que o seu cliente pode ter.

Assim, eles poderão indicar qual é a melhor iluminação para cada ambiente, o que está dentro das mais recentes tendências, o custo benefício do seu produto, dar dicas de decoração e outras ideias e conhecimentos que você julgar necessário.

Tenha Revistas e catálogos (Mesmo que digitais)
Como citamos anteriormente, as redes sociais são muito boas para demonstração do seu produto. Porém, catálogos e revistas ainda que sejam um meio mais tradicional, agregam valor, mas com algumas vantagens a mais.
O catálogo além de demonstrar o produto, você poderá falar um pouco mais sobre ele. Do seu material, das cores disponíveis, sua utilidade, o tamanho, tipos de lâmpadas e diversas outras características.
Outro assunto legal para falar dentro desse material, é sobre as tendências que estão rolando na decoração e como o seu produto se encaixa nelas.
Para acessar todos os catálogos digitais da Luciin, CLIQUE AQUI.

Crie ações de vendas
As ações de vendas são ótimas quando o assunto é chamar a atenção do cliente. Dentre elas são:
- Promoções
- Descontos
- Vale Presente
- Bônus por compra
- O famoso “na compra de dois, leve três”
- Entre outros
E não se esqueça, antes de começar a colocar em prática uma ação de venda, se organize. Reveja seu estoque e calcule a possível margem de lucro. Desta forma, não será só o cliente que vai ser beneficiado com a compra, mas também a sua loja.

Faça campanhas de incentivo para os seus vendedores
Sabemos que por trás de uma boa venda há sempre um bom vendedor. Então invista nos seus funcionário, crie campanhas de incentivo dentro da sua loja e motive o seu vendedor.
Um exemplo de campanha de incentivo é por exemplo, oferecer um vale presente para aquele que bater a meta estipulada.
Cada loja tem o seu perfil de clientes e vendedores, por isso, na hora de montar a sua campanha de incentivo, pense neste recorte. Busque saber o que os seus funcionários buscam, quais suas necessidades ou o que gostariam de ganhar. Conheça-os, assim ficará mais fácil saber qual será a premiação.
Quer aprender um pouco mais sobre Campanhas de Incentivo e como motivar sua equipe? Clique AQUI
O seu WhatsApp também é um canal de venda
O whatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo todo, só no brasil são mais de 100 milhões de pessoas trocando mensagens durante o dia.
Por ser uma rede com um grande número de usuários e que tem praticidade e rapidez no contato, ela foi sendo usada não só para mensagens pessoais, como também para trabalho.

Definitivamente, o WhatsApp uma ótima ferramenta de venda. E se você ainda não entrou nesse mundo, está perdendo tempo e dinheiro.
Quer começar a usar essa ferramenta no seu dia dia para facilitar o contato com seus clientes e assim fechar mais vendas? Acesse o WhatsApp Business, clique AQUI.
Mantenha seu Google Negócio atualizado
Quando um possível cliente procurar no Google por “Loja de iluminação” ele vai te encontrar? Se a sua resposta for não, é porque você ainda não tem uma conta no Google Meu Negócio.
O Google Meu Negócio nada mais é que um perfil do seu negócio que permite que você se conecte com os clientes através da Busca do Google e no Google Maps de forma gratuita.
Viu como é importante ter uma conta no Google Meu Negócio para que você seja encontrado com mais facilidade pelos seus possíveis cliente e também atraia mais pessoas para o seu negócio?
Se você ainda não tem conta no Google Meu Negócio, crie clicando AQUI.
Faça parcerias com arquitetos,designer de interiores e engenheiros
Outra coisa que pode, além de atrair mais clientes, agregar muito valor à sua marca é fazer parcerias com profissionais da área do seu produto.
Se você tem uma loja de iluminação, por exemplo, seria interessante fazer parcerias com profissionais como Arquitetos, Designers de Interiores e Engenheiros.

Como a iluminação vai sempre fazer parte de seus projetos, será uma parceria muito benéfica para ambas as partes, pois eles vão recomendar sua loja para seus clientes e você será o fornecedor oficial de materiais de iluminação para os projetos deles.
Quer saber um pouco mais sobre como fazer parcerias com estes profissionais? Então clique AQUI
Acompanhe os resultados
E por último, mas não menos importante, acompanhe todos os seus resultados. De nada adianta montar todas essas estratégias de vendas se você não calcular do começo ao fim os resultados.

Fazendo isso, você saberá com mais exatidão o que deu certo para a sua loja e o que não será mais necessário ser feito. Assim você poupa tempo e esforços e faz com que o lucro venha de forma muito mais rápida.
Então, gostou das dicas? Pronto para fazer muitas vendas neste natal? Conta pra gente!