Se você veio parar neste post é porque provavelmente já percebeu que não basta criar redes sociais: é preciso trabalhar de forma estratégica para obter alguns resultados.
Quer seu objetivo seja o de aumentar o reconhecimento de marca, gerar novas vendas, ou qualquer outra meta, a verdade é que sem uma estratégia, você estará fadado ao fracasso. E se você não nem sabe quais são seus objetivos, seu perfil de público e o que você quer, você dificilmente verá bons frutos em seu trabalho nas redes sociais.
Quais são os próximos passos depois de criar uma conta nas redes sociais?
Antes de mais nada, você precisa criar uma estratégia de marketing em mídias sociais. Para isso, você precisa ter a consciência de que uma estratégia é para onde você está indo e o plano é como você chegará lá.
A forma mais fácil de traçar uma estratégia de marketing das redes sociais é respondendo perguntas simples:
- Quem você quer ser nas redes sociais?
- Quem é o seu público alvo?
- O que você vai compartilhar?
- Onde você vai compartilhar?
- Quando você vai compartilhar?
A resposta para essas perguntas vai variar de acordo com os seus objetivos nas redes sociais. Na maioria dos casos, os seus objetivos podem ser:
- Aumentar o conhecimento da marca
- Direcionar o tráfego para seu site
- Gerar novos leads
- Aumentar a receita (aumentando as inscrições ou as vendas)
- Aumentar o envolvimento com a marca
- Criar uma comunidade em torno da sua empresa
- Aumentar as menções de uma marca
- Ouvir o que falam sobre uma marca
É claro que você pode ter mais de um objetivo, mas o ideal é focar suas estratégias em alguns deles para que você consiga medir e otimizar os resultados.
1 – Planeje o seu conteúdo
Depois de traçar os objetivos da sua estratégia de marketing nas redes sociais, e responder as perguntas do início do nosso post, é hora de planejar o seu conteúdo. De olho em sua missão, visão de empresa, público alvo e objetivos, é hora de tentar traçar qual é o tipo de conteúdo que mais vai trazer resultados. Aqui, permita-se entender que tipo de conteúdo será produzido para apresentar sua marca, produto e até tirar as dúvidas dos consumidores? Se possível, faça reuniões de brainstorm com sua equipe, envolvendo todos os responsáveis pela comunicação da sua empresa para garantir que o conteúdo será efetivo.

Além disso, lembre-se de adaptar o conteúdo à rede. O Instagram, por exemplo, é uma rede que prioriza o engajamento de imagens, enquanto o Facebook tem dado um bom alcance para vídeos. Coloque isso na pauta na hora da criação do calendário de conteúdo.
2 – Realizar um monitoramento constante
Para entender se o planejamento do conteúdo está sendo assertivo, é hora de fazer um monitoramento de todo o seu trabalho. Busque nas redes sociais as palavras chaves relacionadas ao seu negócio (trending topics, por exemplo), e siga também usuários específicos, embaixadores de marca, blogs temáticos (que tenham algum envolvimento com sua marca, claro) para entender como o seu trabalho está sendo visto, e como está a saúde do seu negócio no digital. Vale ressaltar que você pode até evitar crises com o monitoramento, já que você pode antecipar conflitos e resolvê-los antes que eles tomem proporções maiores.
3 – Crie posts que busquem o engajamento
As redes sociais existem para que pessoas socializem por meio delas. Portanto, o seu perfil não pode ser um reprodutor de conteúdos do seu site. O seu post precisa gerar conversas, interações e resposta do público. Ou seja: nada de ficar simplesmente vendendo e vendendo por ali, sem se preocupar com o público e com o canal. Busque conteúdos e formatos que chamem a atenção do público, para que o mesmo participe do conteúdo.
4 – Conheça o seu público e trabalhe o relacionamento com os fãs
Quando você começar a gerar engajamento com o seus seguidores, é hora de se relacionar com eles. Portanto, responda todos os clientes que conversem com você, proponha debates saudáveis e invista em um bom SAC 2.0. Lembre-se que você poderá receber elogios, mas não está imune de receber críticas também. Aliás, na hora das críticas, é importante ser profissional e buscar uma resposta que satisfaça o cliente, já que na internet, tudo pode ganhar proporções bem maiores. Lembre-se que, por trás de cada mensagem e comentário, há pessoas, com expectativas, desejos, interesses sobre a sua marca. Seja empático e ofereça o melhor tratamento que conseguir.

5 – Faça análises das métricas e aprenda com os resultados
A análise e otimização é provavelmente um dos passos mais importantes para quem criou perfis nas redes sociais. É que não adianta nada você criar calendários de conteúdo, monitorar suas menções, gerar conversas entre o público e não medir nada disso.
A maioria das redes sociais oferece uma área de análises com dados interessantes sobre o seu canal. Além disso, no mercado, existem inúmeras ferramentas, pagas ou gratuitas, que trazem diversas métricas de todas as redes sociais para você entender se a estratégia adotada pela sua empresa está trazendo bons resultados.

A partir da análise dos seus resultados, você pode entender qual determinada ação foi realmente um sucesso e o que você pode melhorar a cada compartilhamento. A partir daí você pode voltar ao passo “1”, otimizando o que deu certo, corrigindo o que deu errado, e crescendo cada vez mais em suas redes sociais.
E aí, pronto para arrasar nas redes sociais com o nosso checklist? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários e ajudaremos você!
