Afim de buscar novos conhecimentos e trazer o mercado de iluminação do Brasil para um novo cenário de varejo. Mantivemos contato com uma excelente profissional do mercado, que busca sempre por inovação, qualidade e novidades.
Na contra mão que estamos vivendo, fica evidente, quando vemos a velocidade que a iluminação avança em tecnologia e design, em como as lojas de iluminação estão no Brasil. Estamos jurássicos!
Sabemos que vivemos na era da internet, lojas online e continuamos com uma mesma forma de abordagem. Todo o varejo desde roupas até carros, já caminharam. Mas, a iluminação continua com a mesma forma de atendimento, de loja, de exposição. Vou mais além, “brigando” com preços/produtos uns com os outros, e nos esquecemos completamente do principal: o cliente.
Paramos para pensar no que ele deseja? Como é seu comportamento de consumo? Qual experiência de consumo é eficiente para ele? Como fazê-lo comprar meu produto? Comprar + produtos? Fidelizar? Indicar? Eu poderia fazer uma lista sem fim de perguntas…
A questão é: O que as lojas de iluminação estão fazendo para entrar no século 21?
O consumidor tem acesso a lojas virtuais, onde geralmente os valores estão bem abaixo de uma loja física. Mas, eles preferem comprar numa loja física. Esse é o X da questão!
Por mais conectados que vivamos, por mais antenados que somos, NADA se compara a experiência de consumo! Essa que remota nossa memória afetiva, que instiga e estimula nossos sentidos- experiência!
Então facilite o acesso para dentro da loja, crie caminhos para ele percorrer todos os espaços, possibilite tocar, pegar, sentir, cheirar, “degustar” os seus produtos.
Crie uma exposição eficiente com cores, texturas, sons, com o espaço limpo, bem iluminado, cheiroso[…] com um som suave, atrativo, convidativo […] e você terá esse cliente na sua mão! Que venham 5, 10, 30, 100 e cada qual a experiência de consumo compra na sua loja!
Escrito por: Jandyra Zanella
