Quantas vezes você já se perguntou: –“O que irei postar no instagram da minha loja?” E agora eu te pergunto, quantas vezes você já tirou print ou salvou uma publicação de produto que desejava comprar? Muitas, não é mesmo? Essa é uma ação cada vez mais comum quando falamos do comportamento do consumidor nas redes sociais.
Hoje as redes sociais se tornaram um grande canal de vendas, e não estar ativo lá, é quase como deixar de existir. Mas como assim? Imagine só o tempo que seus clientes passam diariamente nas redes sociais, tudo o que procuram, sonham ou desejam, estão vendo sempre através da tela de um celular. E mesmo que você ainda não tenha uma loja virtual, acredite: a tomada de decisão de compra ou uma inspiração de decoração de uma casa nova, muitas vezes já foi ou está sendo tomada por lá!
Mas afinal, o que publicar em uma rede social quando o assunto é Iluminação decorativa? É sobre isso que vamos falar hoje!
8 Tipos de conteúdos para postar nas redes sociais de uma loja de iluminação decorativa
1 – Batalha de produtos
Quer conhecer um pouco mais de perto as preferências dos seus clientes? Esse tipo de publicação vai te ajudar no engajamento e interações da sua loja com seus clientes.
Como fazer: Selecione 2 ou 3 produtos que já possui em estoque e crie uma arte perguntando para o seu cliente sobre qual a sua escolha ou preferência. E não se esqueça de complementar sua legenda com informações de ambos os produtos.
2 – Ambientações com produtos aplicados
Mais do que vender um produto de iluminação decorativa, é preciso dar sugestões de aplicação para o seu cliente, mostrar a peça já colocada em um ambiente. Muitas vezes seu cliente sabe que precisa de um pendente, por exemplo, mas não faz ideia do que vai combinar com a decoração ou até mesmo a diversidade de modelos que existem.
E sabendo da importância desse tipo de apresentação aos consumidores, aqui na Luciin nós já deixamos e disponibilizamos aos nossos clientes lojistas, todas as peças que temos disponíveis em estoque, com ambientação pronta para as redes sociais. E se você ainda não garantiu elas para suas redes sociais, é só entrar em contato conosco por AQUI.
3 – Reels mostrando detalhes do produto
Agora que o seu cliente já viu o produto ambientado, que tal ver ele de pertinho através de um vídeo mostrando todos os seus detalhes? Isso você pode fazer através do Reels, uma funcionalidade do instagram. Olha só esse exemplo:
4 – Ações de vendas
Chegou a hora de vender! É muito comum lojistas promoverem diversas ações de vendas em loja e esquecem de divulgar em suas redes sociais. Já aconteceu por aí?
Como já falamos inicialmente, as redes sociais também são um canal de venda para sua loja, e mesmo que você não tenha uma loja virtual, a importância desse canal se mantém o mesmo! Afinal, quem não divulga, não vende!
5 – Reposts
Reposts são publicações de outras pessoas que usaram o seu produto e marcaram sua loja, e nesses casos, você pode repostar a publicação.
Por exemplo: Sua loja fez parceria com um arquiteto e o mesmo tirou uma foto com um pendente da sua loja já aplicado no projeto finalizado e publicou no instagram. Essa publicação você pode repostar, pois além de fortalecer a parceria da sua loja com o arquiteto, vai ajudar a atrair novas parcerias e clientes também.
Isso vale para quando um consumidor final tira uma foto da decoração da sua casa, com algum item que foi comprado na sua loja. Mas atenção: Só faça o repost se ele te marcar.
6 – Dúvidas frequentes
Sabe aquelas mensagens que você sempre recebe por inbox? “Onde é a loja? Como comprar? Aceita cartão? Parcela em quantas vezes?” Para cada pergunta dessa, vale uma publicação semanal.
Dica: Deixe elas salvas nos destaques, isso vai te ajudar a reduzir a quantidade de dúvidas diárias, além de ajudar o cliente a tomar uma decisão de compra mais rápida.
7 – Um produto em 3 ambientes diferentes (carrossel)
Para esse tipo de publicação, use a funcionalidade de carrossel do instagram, assim você pode publicar um plafon em 3 ambientes (sala, cozinha e quarto), mostrando para o seu cliente, que uma única peça, pode ser aplicada de diversas formas.
8 – Depoimentos
Depoimentos de clientes são ótimas provas sociais de que sua loja oferece um bom atendimento, vende um produto de qualidade ou faz uma entrega rápida, por exemplo. E não para por aí, depoimentos ajudam potenciais clientes que ainda não compraram em sua loja, a ter mais confiança para tomar uma decisão de compra.
Dica: Se você ainda não tem depoimentos de clientes, está na hora de começar uma estratégia de pós-venda para colher feedbacks de quem já comprou em sua loja, garantindo assim, fidelização de clientes, indicações, recompras e até mesmo ouvir sugestões de melhorias.
E então, gostou das dicas? Agora é só começar a aplicar em sua loja.