Donos de loja no setor do varejo estão sempre à procura de novas maneiras para chamar a atenção dos consumidores. Embora exista uma série de estratégias que possam ser colocadas em prática, as ações de vendas ainda são as mais pertinentes. É que quando um lojista consegue criar uma boa ação de venda, ele pode aumentar o tráfego em sua loja, cativar clientes antigos, e dar ao público novo um motivo forte para experimentar algo diferente.
As 10 ações de vendas mais certeiras para a sua loja
Para ajudar você a fechar novas vendas, separamos 10 dicas de ações que vão movimentar a sua loja. Confira:
1 – Promoções em combos selecionados
Se você deseja aumentar o ticket médio, escoar algum produto encalhado, ou fazer com que o público se interesse por algum lançamento, esse tipo de ação de venda pode ser interessante: nele, você cria conjuntos de itens pré-definidos, como kits, que vendidos juntos recebem um um valor com desconto – mas lembre-se, os produtos são escolhidos por você de acordo com o objetivo da sua loja.
Exemplo: Um pendente selecionado custa R$299,90; Um paflon selecionado custa R$519,90. Se o cliente compra os dois, o total que seria de R$819.80, mas com o desconto, você faz o combo por R$699,90, por exemplo. Caso o cliente queira combinar o pendente com um item fora do kit, o valor ficará ‘cheio’, descaracterizando a promoção. Para esse caso, procure montar combos que combinem entre si e que faça sentido serem vendidos juntos.
2 – Promoções com cupons bônus para próxima compra
Para incentivar a re-compra, e aumentar o valor da vida útil de um cliente, experimente oferecer cupons bônus baseado na compra atual do seu cliente. O ideal nessa ação de venda é que você estabeleça prazos para o resgate do incentivo.
Exemplo: Se o cliente compra acima de R$ 500,00 ele ganha um cupom desconto de 10% para a próxima compra. Uma forma de deixar a ação ainda mais criativa é oferecer um bônus não é nominal, para incentivar o cliente a dar de presente a um amigo.
3 – Desconto solidário
Se você deseja cativar o cliente e ainda divulgar um valor interessante para a sua empresa, que é o de solidariedade, uma ação de venda oportuna é o “cupom de desconto solidário”. A ideia aqui é simples: o cliente doa algum item (peça de roupa, kilo de alimento, material escolar, brinquedos, etc), e recebe uma porcentagem de desconto em sua compra.
O interessante aqui é que com essa ação você pode melhorar a visibilidade e o branding da sua loja, e ainda trabalhar a imagem da sua empresa no “pós ação”, uma vez que você poderá divulgar facilmente a entrega dos itens doados.
4 – Compre dois itens, leve o terceiro de graça
Esta ação pode aumentar o seu ticket médio, e ainda o número de peças por atendimento. A mecânica é simples: você oferece uma quantidade mínima de compras e o próximo item fica de graça.
O ideal é que você selecione os itens da promoção, calculando a margem de lucro e a quantidade disponível no estoque. Isso vai ajudar você a comunicar corretamente a promoção ao público, e ainda vai fazer com que você tenha o controle correto do inventário.
5 – Ofertas do dia
A “oferta do dia” é sempre interessante porque incentiva a compra por impulso, já que gera um senso de urgência no consumidor. O cliente fica com aquela impressão de que se não levar o item na hora, estará perdendo uma oportunidade incrível.
Para colocar em prática, basta pré-agendar promoções de itens especiais, e divulgá-los somente no dia, com o cuidado de ressaltar que a promoção é por tempo limitado.
Lembre-se de orientar a sua equipe a lembrar o cliente que ao voltar mais vezes, o consumidor pode garantir novas promoções. Isso incentiva o retorno em diferentes dias.
6 – Descontos progressivos
Outra ação de venda bastante conhecida é o desconto progressivo. A ideia é simples: quanto mais o cliente compra, mais descontos ele recebe. O objetivo também é incentivar a compra por impulso, já que gera no cliente a sensação de que ele tem vantagens ao levar um número maior de produtos. O número de peças por atendimento e ticket médio também aumentam neste tipo de ação.
Exemplo: Um item, 10%, dois itens, 20%, três itens, 30%, e assim por diante. Apenas tome o cuidado de determinar o limite de desconto, e o valor mínimo da compra.
7 – Cupons antecipados
O desconto antecipado é especialmente interessante se você deseja oferecer uma primeira experiência para novos clientes. A ideia é criar anúncios de divulgação de descontos para a primeira compra. Você pode divulgar em panfletos, ou mesmo em redes sociais.
8 – Horário estendido
Essa ação de vendas não envolve descontos ou promoções, mas você vai ter que investir com os custos da equipe em horário pós turno. No entanto, você vai oferecer a comodidade ao cliente de poder comprar em horários alternativos, criando oportunidade de vendas para novos clientes que transitam em frente a sua loja. Esta ação de venda é bastante efetiva especialmente em períodos de vendas sazonais, como Natal e Black Friday.
9 – Créditos para compras
Assim como a ação com cupom bônus, oferecer créditos pode induzir a compra por impulso, e aumentar o ticket médio. No entanto, diferente do cupom de desconto bônus para a próxima compra, os créditos trabalham em cima de porcentagens fixas nas compras atuais. É como se fosse um sistema de pontuação, onde a bonificação se baseia no valor de compra do seu cliente.
Exemplo: A cada R$50,00 em compras, você ganha R$2,00 de desconto para a próxima compra. Se a compra não atingir o valor mínimo, o consumidor não recebe o bônus.
10 – Descontos exclusivos
Trabalhar com descontos exclusivos vai ajudar você a fortalecer a relação com o cliente em um canal específico. Por exemplo, se você quer que seus clientes das redes sociais convertam melhor em sua loja, pode oferecer um cupom exclusivo para “curtidores”. Se você quer aumentar o número de novos clientes, pode oferecer o desconto exclusivo para quem foi indicado por um amigo. E assim por diante.
Dica Importante
Para realizar promoções com combos e descontos, aproveite as ações e promoções dos seus fornecedores, assim você consegue realizar uma boa ação de venda sem perder sua margem de lucro. Por exemplo, normalmente fornecedores, assim como a Luciin, em alguns períodos realizam campanhas de liquidação, promoção, queima de estoque, entre outras, onde os produtos já ficam com um valor ótimo para revenda, tornando-se uma ótima oportunidade para realizar ações em sua loja.
Como deu para perceber, exemplos de ações de vendas é o que não falta para você botar em prática em sua loja. O que você achou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários!