Se o seu negócio foi afetado pela pandemia do Covid-19 e você precisa manter a loja fechada em tempos de isolamento social, você provavelmente deve estar enfrentando dificuldades nos números de vendas.
Não é fácil vender iluminação decorativa com a loja fechada, mas acredite: não é impossível. Com a internet, e um pouco de criatividade, você consegue facilmente movimentar suas mercadorias sem ter que abrir a sua loja. E nós listamos a melhor forma de fazer isso!
Como vender iluminação decorativa sem ter uma loja aberta?
Para obedecer a todas as legislações referentes ao sistema de isolamento social decorrente da pandemia do Covid-19, muitos lojistas estão mantendo as portas das lojas fechadas. Se esse é o seu caso, confira outras formas de manter sua mercadoria girando:
1 – Experimente novos canais de vendas
O período de portas físicas fechadas é uma ótima oportunidade para você aprender a trabalhar a sua loja no meio digital. Ainda que você não tenha um e-commerce, ou nenhum canal otimizado para vendas, você pode começar utilizando alternativas.
Algumas marcas, por exemplo, vendem seus produtos utilizando apenas o Instagram. Elas encorajam os seguidores a interagirem com os produtos comentando em seus preferidos. Depois essas marcas fecham as vendas por mensagens diretas, usando meios de pagamento como PayPal ou transferência eletrônica. As vendas sociais não são o modo mais indicado, mas são opções interessantes para casos em que você ainda não tem uma loja virtual criada.
Então, que tal utilizar os canais sociais para postar fotos de algumas das peças das suas lojas? Você pode publicar, enviar para clientes, e é claro, fechar novos negócios mesmo com sua loja de iluminação fechada.
Além delas você pode apostar em canais de divulgação como:
- Mercado Livre
- Shopee
- Market Place de grandes redes do varejo
2 – Tenha Consistência
Um dos erros de muitos lojistas que estão começando a trabalhar nas redes sociais é a falta de consistência. Muitos donos de negócios postam uma ou duas vezes, e por não terem resultados de cara, logo desistem de fazer novas publicações, perdendo assim, muitas oportunidades de negócios.
Um dos fatores de sucesso na internet, especialmente nas redes sociais, é ser consistente. Aqui vale a máxima “quem não é visto não é lembrado”, especialmente com a sua loja física fechada.
3 – Qualidade
Aposte também na qualidade do seu conteúdo na hora de compartilhar seus produtos nas redes sociais. Em uma loja física, o consumidor tem a vantagem da proximidade. Ele pode olhar as luminárias, experimentar, tocar… Já no meio online, apenas a imagem e a descrição da legenda são os chamarizes para uma compra. Se você não caprichar, mostrar personalidade e um propósito claro, você não vai conseguir se conectar com os seus usuários.
Uma boa dica é que, se possível, você faça uma breve pesquisa para descobrir o que o seu público está interessado em consumir. Verifique perfis e marcas semelhantes a sua, veja quais são os conteúdos relevantes na sua área no momento e busque criar conteúdos com a mesma característica.
Alguns pontos de atenção na hora de criar o seu conteúdo:
- Gere valor para o seu cliente! Todo post precisa ter um objetivo claro, e trazer algum benefício para o cliente;
- Coloco todas as informações importantes para o seu cliente na legenda ou descrição. Tome cuidado ao compartilhar informações de contato, confira várias vezes para garantir que tudo o que você divulga está correto!
- Não tenha medo de falar ou colocar preço! Seja transparente e auxilie o seu seguidor no processo de compra;
- Agilidade e atendimento são primordiais: não deixe o seu cliente esperando.
- Sua foto precisa despertar desejo de compra! Valorize os produtos e tome cuidado com os cenários
4 – Anúncios e Divulgações
Outra forma de gerar vendas sem que a sua loja física esteja aberta é por meio de anúncios na internet, especialmente nas redes sociais. Com o Facebook e o Instagram Ads você consegue criar anúncios altamente segmentados de uma forma bastante simples. Sem contar que, se você tem uma lista de contatos dos seus clientes atuais, você tem a opção de criar uma audiência “look-alike”. Essa audiência “look-alike” é focada em pessoas que possuem características em comuns com sua base de clientes atual, e, por isso, são clientes em potencial.
5 – Interaja com os clientes
Uma das coisas mais importantes a se fazer no período em que sua loja está fechada é a comunicação com o seu cliente. Seja por lista de e-mail ou por WhatsApp, é importante entrar em contato com seus consumidores para informá-los de todos os detalhes de funcionamento da sua loja.
Explique como as vendas estão funcionando e envie links de canais de atendimento para mostrar que você está disponível para atendimento.
6 – Prepare a equipe para o atendimento online
Além de movimentar seus canais na internet, e de entrar em contato com os clientes, é importante orientar o seu time sobre as atualizações nas políticas de vendas. Entre os muitos pontos de orientação, você precisa garantir que eles saibam corretamente:
- o funcionamento das vendas online,
- política de troca,
- como descrever os produtos para os clientes na hora de fechar as vendas,
- entre outros.
Agora é sua vez!
Use nossas dicas e o poder da internet para garantir boas vendas mesmo com sua loja de iluminação decorativa fechada. Aproveite para se aprofundar no meio online, conferindo nossos materiais que ensinam você a vender bem com o auxílio do Marketing Digital. E se tiver dúvidas, não deixe de nos perguntar!